A história recente do Brasil, notadamente após o processo de redemocratização ocorrido no final da década de 1980 e a aprovação da atual Constituição Republicana, demonstra a evolução do país em muitos aspectos.
Apesar desses avanços, a federação brasileira tem pela frente desafios colossais para completar a transição entre o subdesenvolvimento e o desenvolvimento e cumprir os demais objetivos delineados no art. 3º de nossa Carta Magna: construir uma sociedade livre, justa e solidária; erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais e regionais; e promover o bem de todos, sem quaisquer formas de discriminação.
A melhoria da governança pública nas Estatais é o grande desafio do Brasil. Uma premissa para que sejam superados os demais desafios há pouco mencionados, parte do planejamento adequado das ações relativas às contratações públicas.
A governança, por meio de controle interno, auditoria interna, gerenciamento de riscos e compliance surge como um dos principais instrumentos de planejamento estratégico das organizações, na medida em que põe o agente público a refletir antecipadamente sobre os efeitos eventualmente negativos do projeto sob sua coordenação nos seus vários níveis, bem como propicia o contínuo acompanhamento das ações estratégicas a fim de possibilitar a correção de eventuais desvios e reavaliação de métodos, procedimentos e estratégias.
No presente curso serão abordados todos os aspectos que envolvem o gerenciamento dos riscos sobre os processos de trabalho em geral, bem como a apresentação do sistema de Controle Interno com base na metodologia COSO/2017 (mas também com conteúdo nostálgico referente ao COSO I e II), COSO/2020 (Apetite de risco), ISO 31.000 (2ª edição/2018) e da Portaria n.º 910-2018 CGU e Portaria SEGECEX n.º 02/2018 TCU, como ferramentas necessárias à plena satisfação do interesse público/social.
Descrição: Fundamento constitucional do novo marco legal das Estatais. Aplicabilidade e vigência normativa. Exceções de incidência.
Parte II – Apresentação da evolução jurisprudencial do Controle Externo em relação às principais temáticas da Lei 13.303/2016.
Parte I: Noções Gerais
Descrição: Origem. Conceito. Evolução de modelos.
Parte II: Noções Gerais II.
Descrição: Princípios. Legislação referencial. Governança e Gestão.
Parte III: Práticas globais de governança corporativa
Descrição: Review de tendências e práticas de governança. Governance Officer. Métricas de Governança. Avaliação do Conselho de Administração. Capitalismo Stakeholder. DIE (Diversidade, Inclusão e Equidade) nas organizações.
Parte IV: ISO 37000/2021
Descrição: Análise dos aspectos relevantes.
Parte I: Compliance efetivo
Descrição: Pilares. Objetivos. Previsão Legal. Avaliação. Benefícios.
Complemento I: Vídeo para melhor compreensão da conduta ética.
Parte II: Compliance efetivo
Descrição: Grau de Maturidade nas empresas (Pesquisa KPMG).
Parte III: Compliance na prática
Descrição: Conteúdo relacionado aos aspectos jurídicos relevantes da operação de compliance.
Parte IV: Perfil do canal de denúncias no Brasil.
Descrição: Apresentação dos aspectos mais relevantes da pesquisa KPMG “Perfil do Hotline”. 3ª ed. 2023.
Parte I: Aspectos relevantes
Descrição: As linhas de defesa corporativa. Fiscalizar e Controlar. Aspectos relevantes dos controles internos da gestão (1ª linha/camada). Aspectos relevantes do controle interno (2ª linha/camada). Aspectos relevantes da Auditoria Interna (3ª linha/camada).
Parte II: Resolução CGPAR n.º 48/2023.
Descrição: Apresentação dos aspectos relevantes quanto às diretrizes e parâmetros de governança para a área de auditoria interna das empresas estatais federais
Parte III: Coso Internal Control – Integrated Framework
Descrição: Apresentação dos aspectos mais relevantes do referido framework.
Parte I: Conhecendo Gestão de Riscos
Descrição: Aspectos relevantes. Previsão Legal. Ambiente e percepção. Conceito. Elementos. Princípios. Objetivos. Estrutura. Política.
Parte II: Frameworks de Gestão de Riscos
Descrição: Frameworks de Gestão de Riscos: ISO 31000 (2018) e 31010; The Orange Book Management of Risk – Principles and Concepts; Sistema COSO (ERM): 2017.
Parte III: Entendendo o processo de avaliação de Riscos
Descrição: Classificação. Escalas e diagrama de cálculo do risco. Apetite de risco. Tratamento de risco. Fator de Avaliação do Controle e Nível de Confiança. Fórmula para o Risco Residual e descrição do tratamento de risco.
Complemento 1: Vídeo lúdico.
Parte IV: COSO/2020: Apetite de risco como elemento essencial para prosperar em um mundo de mudanças.
Parte I: Agentes de Governança no novo marco legal das Empresas Estatais.
Descrição: Previsão legal. Estrutura. Composição. Prazo de Gestão. Capacitação. Avaliação. Requisitos de elegibilidade. Remuneração. Aspectos Relevantes.
Parte II: Noções Gerais sobre Mercado de Capitais.
Descrição: Características. Regulação. Relação Investimento x Capitalização. Comentários à listagem dos Segmentos da B3 - BM&FBOVESPA, destacando-se o segmento específico para Estatais. Comentários ao Código Brasileiro de Governança Corporativa de Companhias Abertas (IBGC).
Descrição: Aspectos Relevantes.
Descrição: Aspectos relevantes da ISO37301:2021 (Sistemas de Gestão de Compliance). Maior segurança e racionalidade às contratações públicas.
Descrição: Riscos e Controles nas Aquisições (RCA), baseado no manual online do Tribunal de Contas da União (TCU). Foco em: riscos do processo, quanto ao objeto, seleção do fornecedor, contratações diretas e execução do contrato. Matriz de riscos.
Parte I: Procedimentos auxiliares da licitação: Pré-qualificação permanente, cadastramento, sistema de registro de preços e catálogo eletrônico de padronização.
Parte II: Novo regime jurídico dos contratos das Estatais. Novos parâmetros para alterações contratuais. Procedimento de Manifestação de Interesse Privado. Impedimentos de Participação em aquisições. Despesas com publicidade e patrocínio.
Parte I: Noções de corrupção: Conceitos e Efeitos. Medidas para o combate.
Parte II: Parâmetros para divulgação das informações: Harmonização necessária entre as diretrizes da Lei Federal n.º 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação – LAI) e da Lei Federal n.º 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).
APENAS 2.300,00 Valor para versão Digital
|
Inclusos nesse valor:
Grupo JML (Sede)
Mendes e Lopes Pesquisa, Treinamento e Eventos Ltda.
CNPJ: 07.777.721/0001-51
Rua Mandaguaçu, 534, Sala 4 ‐ Bairro Emiliano
Perneta ‐ 83324‐430 ‐ Pinhais/PR.
Escritório Business (Reuniões)
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 417, sala 2101, 21º andar
Centro - 80410-180- Curitiba/PR