EAD JML - GESTÃO DE CONTRATOS COM GERENCIAMENTO DE RISCOS
GESTÃO DE CONTRATOS COM GERENCIAMENTO DE RISCOS
Sobre este Curso

Um dos pontos críticos da gestão pública é a falta de acompanhamento e fiscalização dos contratos administrativos. É de suma importância, para garantir a correta execução do contrato, a definição de normas e procedimentos pertinentes à fiscalização. Pensando nisso é que a JML desenvolveu o presente curso, que além da parte teórica relativa à gestão e fiscalização dos contratos, também contará com módulo prático para orientação necessária para desenvolver as habilidades para visualizar, descrever e gerenciar riscos inerentes aos contratos administrativos, além da respectiva formalização, o que inclui a correta distribuição de responsabilidades dos agentes envolvidos.Nesse sentido, este evento tem por objetivo a capacitação dos profissionais que atuam na formalização, execução e fiscalização dos contratos administrativos. Além de um completo conteúdo programático, os participantes terão a oportunidade de materializar documentalmente as diversas situações de risco que comumente surgem no dia-a-dia da gestão desses instrumentos.Portanto, o curso consubstancia-se em uma importante ferramenta para discussão e reflexão dos gestores e fiscais dos contratos, bem como de todos aqueles que, direta ou indiretamente, atuam na área.

Vantagens
Objetivos
A quem se destina?
Carga Horária
10 horas/aula
6 horas complementares – atividades dirigidas
Total da carga horária para certificação: 16 horas*
Conteúdo Programático
PARTE I – CONTRATO ADMINISTRATIVO
MÓDULO I - CONTRATO ADMINISTRATIVO: NOÇÕES GERAIS
  • Acepção.
  • Categorias de contrato administrativo.
  • Contrato administrativo X contratos da Administração.
  • Contratos de direito privado formalizados pela Administração: regime jurídico aplicável.
  • Formalização: pontos relevantes.
     
MÓDULO II - CONTRATO ADMINISTRATIVO: TEORIA ECONÔMICA
  • Parte I:
    • Como construir o conjunto de incentivos adequado aos contratados, de modo a obter a maior eficiência das transações econômicas;
    • Motivação econômica para a estipulação do contrato administrativo.
  • Parte II:
    • Restrição de possibilidades de ação: entendendo a eliminação de ações não-cooperativas;
    • Contrato administrativo como solução cooperativa: a necessidade de analisar informações, cumprimentos e lacunas racionais (a arte de administrar riscos ex ante x prejuízos ex post).
       

PARTE II – GERENCIAMENTO DE RISCOS
MÓDULO III - GERENCIAMENTO DE RISCOS: ENTENDENDO A GESTÃO DE RISCOS
  • Parte I:
    • Aspectos relevantes.
    • Previsão Legal.
    • Ambiente e percepção.
    • Conceito.
    • Elementos. 
  • Parte II:
    • Princípios.
    • Objetivos.
    • Estrutura.
    • Política de Gestão de Riscos.
  • Parte III:
    • Frameworks de Gestão de Riscos: ISO 31000:2018 e 31010:2012;
    • The Orange Book Management of Risk – Principles and Concepts;
    • Sistema COSO (ERM):2017.
    • Portaria n.º 910-2018 CGU.
    • Portaria SEGECEX n.º 02/2018 TCU.
    • Referencial Básico de Gestão de Riscos – TCU.
       

PARTE III – GERENCIAMENTO DE RISCOS NA PRÁTICA
MÓDULO IV - GERENCIAMENTO DE RISCOS NA PRÁTICA: IDENTIFICANDO RISCOS
  • Parte I:
    • Entendendo melhor as ferramentas e técnicas de apoio para facilitar a identificação de riscos previstas na ABNT NBR ISO/IEC 31010:2012;
  • Parte II:
    • As técnicas “Fortemente Aplicáveis”, mas com baixa necessidade de recursos e capacidade técnica (Brainstorming;
    • Entrevistas estruturadas ou semi-estruturadas;
    • Listas de verificação; Análise Preliminar de Perigos - APP);
  • Parte III:
    • As técnicas “Fortemente Aplicáveis”, mas com nível médio de necessidade de recursos e capacidade técnica (Delphi; Estudo de perigos e operabilidade (HAZOP); 
    • Análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC);
    • Técnica estruturada “E se” (SWIFT);
  • Parte IV:
    • Análise de cenários; Análise de modos de falha e efeito (FMEA);
    • Análise de confiabilidade humana; Manutenção centrada em confiabilidade. Análise de causa e efeito;
    • A técnica “Fortemente Aplicáveis”, mas com alta necessidade de recursos e capacidade técnica (Avaliação de risco ambiental ou avaliação de toxicidade);
  • Parte V:
    • As técnicas “Aplicáveis”, mas com baixa necessidade de recursos e capacidade técnica (Índice de riscos; Análise de custo/benefício);
  • Parte VI:
    • As técnicas “Aplicáveis”, mas com nível médio de necessidade de recursos e capacidade técnica (Análise de Impactos no negócio (BIA);
    • Análise de árvore de eventos;
    • Análise de camadas de proteção (LOPA);
    • Sneak analysis (SA);
    • Curvas FN);
  • Parte VII:
    • As técnicas “Aplicáveis”, mas com alta necessidade de recursos e capacidade técnica (Análise de árvore de falhas; Análise de causa e consequência; Análise de Markov; Análise de decisão por multicritérios (MCDA).

MÓDULO V - GERENCIAMENTO DE RISCOS NA PRÁTICA: ANALISANDO RISCOS
  • Classificação.
  • Escalas e diagrama de cálculo do risco.
  • Definição de riscos inerentes e residuais.
  • Fator de avaliação do controle (nível de confiança).
  • Elaboração de Matriz de Riscos.
  • Elaboração de Mapa de Riscos, com base no Anexo IV, da Instrução Normativa nº 05/2017 MPDG e na Portaria Nº 1.045/2017 da Casa Civil, da Presidência da República.
  • Elaboração de Procedimentos Padrão por risco, com a descrição de planos de ação preventiva e planos de ação de contingência.
  • Elaboração de Matriz RACI para cada ação prevista no Procedimento Padrão.
  • Foco em: riscos do processo, objeto, fornecedor, fiscal/gestor de contrato e execução do contrato.
     
MÓDULO VI - GERENCIAMENTO DE RISCOS NA PRÁTICA: TRATAMENTO DOS RISCOS
  • Definição de apetite de risco.
  • Tratamento de risco.
  • Quando mitigar, transferir/compartilhar, evitar ou aceitar.
quero me inscrever
baixar o PDF
Professor

THIAGO BUENO DE OLIVEIRA
Advogado, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - Uniceub; Pós graduado em Ordem Jurídica pela Fundação Escola do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense Direito Público - IDP e Pós-graduado em Direito e Gestão dos Serviços Sociais Autônomos pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. Possui treinamento em negociação realizado em Harvard pela CMI Interser (dos fundadores da Theory and Tools of the Harvard Negotiation Project). Mest rand o em Administração Pública pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Ex- Supervisor da Unidade de Compras e Licitações, Pregoeiro e Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Ex-Gerente Executivo Administrativo da Apex-Brasil. Ex-Coordenador Jurídico de Consultoria e Assessoria da Apex-Brasil. Ex–Assessor da Diretoria de Negócios da Apex-Brasil. Membro da Comissão de Compliance da OAB/DF. Affiliate member of The International Compliance Association (ICA). Membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atualmente advogado da Apex-Brasil. Autor de vários artigos em Direito Administrativo, bem como das obras: “O Caráter Regulatório das Licitações Públicas”, com prefácio do Min. Benjamim Zymler; e “Manual das Estatais: Questões jurídicas, práticas e essenciais de acordo com a Lei 13.303/2016”, com prefácio do Phd. Rodrigo Pironti e posfácio do Ex-Advogado Geral da União (AGU), Dr. Fábio Medina Osório. Professor Universitário.

quero me inscrever
baixar o PDF
Investimento

APENAS

1.550,00

Valor para versão Digital

  • Por participante
  • Para o programa 100% Online.

Inclusos nesse valor:

  • Acesso ao programa On-line Completo
  • Material digital;
  • Acervo JML digital de e-books;
  • Certificado Digital.
quero me inscrever
baixar o PDF
Newsletter

Grupo JML (Sede)

Mendes e Lopes Pesquisa, Treinamento e Eventos Ltda.
CNPJ: 07.777.721/0001-51
Rua Mandaguaçu, 534, Sala 4 ‐ Bairro Emiliano
Perneta ‐ 83324‐430 ‐ Pinhais/PR.

Escritório Business (Reuniões)

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 417, sala 2101, 21º andar
Centro - 80410-180- Curitiba/PR

Central de Relacionamento JML:
41 3595.9999
Consultoria/Assessoria: 41 3595.9997
WhatsApp: 41 9 9622.6851
Utilizamos cookies (e/ou tecnologia de rastreamento de dados) para saber como você interage com nosso Portal (Sites de serviços online, Hotsites e Landing Pages). Usamos esta informação para melhorar sua experiência e para metrificar visitantes. Para entender mais sobre o que utilizamos, veja nossas Políticas de Privacidade de Dados: Política de Privacidade e Política de Cookies.
ACEITAR