EAD JML - CURSO COMPLETO: PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES
CURSO COMPLETO
PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES
Sobre este Curso

Um dos grandes desafios do gestor público é o planejamento, necessário para atender de forma satisfatória o interesse público. Portanto, esse curso visa capacitar os gestores para a correta elaboração do termo de referência e a definição do escopo. Ainda, muitos desafios surgem na fase externa da licitação, principalmente em relação aos requisitos de habilitação e ao julgamento das propostas. Com o intuito de permitir uma visão sistemática e completa do tema, este curso conta, também, com os seguintes módulos: sistema de registro de preços; pregão e contratação direta.
Por derradeiro, tendo em vista que a Lei Complementar 147/14 teve o condão de reforçar o caráter compulsório do tratamento diferenciado às pequenas empresas e que essas alterações têm gerado controvérsias, este curso conta com módulo específico e detalhado acerca do tema. Ademais, com o intuito de propiciar uma visão completa, referido módulo foi formatado para atender as necessidades da Administração Pública, dos Serviços Sociais Autônomos, de pequenas empresas e sociedades cooperativas que participem de licitação.
Ainda, em face da especificidade do tema, os módulos pertinentes à Lei Complementar 123/06 (tanto o voltado à Administração Pública e Sistema “S”, quanto o destinado às pequenas empresas e sociedades cooperativas podem ser comercializados separadamente. Portanto, o cliente pode contratar o curso na íntegra ou apenas os módulos individuais. 

Destaques
    Com ênfase:Elaboração do Termo de Referência;Cautelas na fase externa: habilitação e julgamento das propostas;Peculiaridades do pregão;Tratamento diferenciado às pequenas empresas – à luz das alterações promovidas pela Lei Complementar 147/14 e do Decreto 8.538/15;Sistema de Registro de Preços;Contratação direta: dispensa e inexigibilidade;
Vantagens
Objetivos
A quem se destina?
Carga Horária
14 horas/aula
12 horas complementares – atividades dirigidas
Total da carga horária para certificação: 26 horas*
Conteúdo Programático
FOCO I - Planejamento das Contratações e Elaboração de Termo de Referência
MÓDULO I - DEVER DE LICITAR E O PLANEJAMENTO
MÓDULO II - CONCEITO, FINALIDADE, COMPETÊNCIA E REPERCUSÕES DO TERMO DE REFERÊNCIA
MÓDULO III - ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA – DESCRIÇÃO DO OBJETO
MÓDULO IV - ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA – ESTIMATIVA DO VALOR
MÓDULO V - ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA – CRITÉRIOS DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS
MÓDULO VI - ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA – DEFINIÇÃO DOS PRAZOS
MÓDULO VII - ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA – FISCALIZAÇÃO
MÓDULO VIII - ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA – SANÇÕES
FOCO II - Cautelas da Fase Externa da Licitação: Habilitação e Julgamento das Propostas
MÓDULO IX - NOÇÕES ACERCA DO PROCESSAMENTO DA FASE EXTERNA
MÓDULO X - HABILITAÇÃO JURÍDICA
MÓDULO XI - QUALIFICAÇÃO TÉCNICA
MÓDULO XII - QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA
MÓDULO XIII - REGULARIDADE FISCAL
MÓDULO XIV - REGULARIDADE TRABALHISTA
MÓDULO XV - JULGAMENTO DAS PROPOSTAS – ACEITABILIDADE EM RELAÇÃO AO OBJETO
MÓDULO XVI - JULGAMENTO DAS PROPOSTAS – ACEITABILIDADE EM RELAÇÃO AO PREÇO
FOCO III - Peculiaridades do Pregão
MÓDULO XVII - CABIMENTO DA MODALIDADE PREGÃO
MÓDULO XVIII - VEDAÇÕES AO USO DO PREGÃO
MÓDULO XIX - ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DO PREGOEIRO
MÓDULO XX - CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS E FASE DE LANCES
MÓDULO XXI - HABILITAÇÃO E RECURSOS
MÓDULO XXII - PECULIARIDADES DO PROCESSAMENTO DO PREGÃO ELETRÔNICO – PARTE I
MÓDULO XXIII - PECULIARIDADES DO PROCESSAMENTO DO PREGÃO ELETRÔNICO – PARTE II
MÓDULO XXIV - SANÇÕES APLICÁVEIS AO PREGÃO
FOCO IV - Sistema de Registro de Preços
MÓDULO XXV - CONCEITO E HIPÓTESES DE ADOÇÃO DO SRP
MÓDULO XXVI - CAUTELAS NA FASE INTERNA
MÓDULO XXVII - CONCEITO E FORMALIZAÇÃO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS
MÓDULO XXVIII - CADASTRO DE RESERVA
MÓDULO XXIX - VIGÊNCIA, PRORROGAÇÃO E ALTERAÇÃO DA ATA
MÓDULO XXX - RECOMPOSIÇÃO DOS PREÇOS REGISTRADOS
MÓDULO XXXI - ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS
MÓDULO XXXII - CANCELAMENTO DOS PREÇOS REGISTRADOS
FOCO V - Contratação Direta
MÓDULO XXXIII - DEVER DE LICITAR E AS EXCEÇÕES PREVISTAS NA LEGISLAÇÃO
MÓDULO XXXIV - PRINCIPAIS HIPÓTESES DE DISPENSA – PARTE I
MÓDULO XXXV - PRINCIPAIS HIPÓTESES DE DISPENSA – PARTE II
MÓDULO XXXVI - PRINCIPAIS HIPÓTESES DE DISPENSA – PARTE III
MÓDULO XXXVII - INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO – FORNECEDOR EXCLUSIVO
MÓDULO XXXVIII - INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO – NOTÓRIO ESPECIALISTA
MÓDULO XXXIX - INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO – CONTRATAÇÃO DE ARTISTAS
MÓDULO XL - FORMALIZAÇÃO DAS CONTRATAÇÕES DIRETAS E JUSTIFICATIVA DE PREÇOS
FOCO VI - COMPLEMENTAR: Tratamento diferenciado aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Voltado para Administração Pública e Sistema "S"
MÓDULO XLI - NOÇÕES GERAIS ACERCA DA LEI COMPLEMENTAR 123/06, CONCEITO DE MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE E DOCUMENTAÇÃO
MÓDULO XLII - REPERCUSSÕES NA ETAPA DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS
MÓDULO XLIII - REPERCUSSÕES NA FASE DE HABILITAÇÃO
MÓDULO XLIV - ART. 47 E AS ALTERAÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR 147/14
MÓDULO XLV - LICITAÇÕES EXCLUSIVAS E DISPENSA EM RAZÃO DO VALOR
MÓDULO XLVI - RESERVA DE COTA DE 25%
MÓDULO XLVII - SUBCONTRATAÇÃO
MÓDULO XLVIII - REQUISITOS PARA CONCESSÃO DO TRATAMENTO DIFERENCIADO
FOCO VII - COMPLEMENTAR: Como exigir o cumprimento da Lei Complementar 123/06, Alterada pela Lei Complementar 147/14 – Voltado a Pequenas Empresas e Sociedades Cooperativas
MÓDULO XLIX - PEQUENAS EMPRESAS E SOCIEDADES COOPERATIVAS: PARTICIPAÇÃO EM LICITAÇÃO
MÓDULO L - IMPUGNAÇÃO AO EDITAL
MÓDULO LI - EXERCÍCIO DO DIREITO DE PREFERÊNCIA
MÓDULO LII - REGULARIZAÇÃO DE PENDÊNCIAS FISCAIS
MÓDULO LIII - LICITAÇÕES EXCLUSIVAS E DISPENSA EM RAZÃO DO VALOR
MÓDULO LIV - RESERVA DE COTA DE 25%
MÓDULO LV - SUBCONTRATAÇÃO
MÓDULO LVI - REQUISITOS PARA CONCESSÃO DO TRATAMENTO DIFERENCIADO
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Palestrantes

CAROLINE RODRIGUES DA SILVA
Advogada e Consultora Jurídica em Curitiba/PR, com vasta experiência em Licitações e Contratos Administrativos. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento na UFPR. Especialista em Direito Socioambiental pela PUC-PR e em Direito e Gestão das Entidades do Sistema S pelo IDP-Brasília. Graduada em Direito pela Unicuritiba-PR. Professora de pós-graduação da PUC-SC, da UFPR, da PUC-PR, dentre outras faculdades. Autora de diversos artigos e livros, instrutora de cursos e palestrante na área de licitações, contratos administrativos, compliance público e gestão de riscos na Administração Pública e Entidades do Sistema S.


JULIETA MENDES LOPES
JULIETA MENDES LOPES Sócia Fundadora e Vice-Presidente do Grupo JML. Mestre em Direito Público. Especialista em Direito Ambiental e Gestão Ambiental. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Advogada e Consultora na área do Direito Administrativo, com ênfase em Licitações e Contratos Administrativos. Coordenadora técnica da JML Consultoria. Coordenadora e Professora do Curso de Especialização em Licitações e Contratos da Católica SC. Professora dos cursos de especialização em Direito Administrativo e de Licitações e Contratos da PUC/PR. Palestrante na área de Licitações e Contratos perante entidades da Administração Pública e Sistema S, com atuação em todo território nacional. Autora das obras: Licitações e Contratos no Sistema S. 7. ed. Curitiba: JML, 2017; Discricionariedade Administrativa: uma releitura a partir da constitucionalização do direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014, dentre outras na temática. Membro do Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA) e do Instituto Nacional de Contratações Públicas (INCP). Atualizado 09/2023

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APENAS

1.666,00

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  • Por participante
  • Para o programa 100% Online.

Inclusos nesse valor:

  • Acesso ao programa On-line Completo
  • Material digital;
  • Acervo JML digital de e-books;
  • Certificado Digital.
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